Quem nunca teve dificuldade para estacionar ao visitar essa que é uma das principais atrações da capital paranaense, que atire a primeira pedra. O Jardim Botânico ganhou mais uma comodidade para os visitantes: um amplo estacionamento com 225 vagas para veículos, incluindo as destinadas a pessoas com deficiência e idosos, contemplando também os ônibus de turismo, que terão 7 vagas exclusivas, o que vai facilitar o trânsito de grupos de turistas que visitam o local.
O novo estacionamento, com uma área de 9,1 mil metros quadrados, tem entrada pelo cruzamento da Linha Verde com a BR-277, permitindo o acesso ao Jardim Botânico pelo bosque.
A área onde foi instalado o estacionamento foi comprada pelo município e, futuramente, vai abrigar também o novo Museu de História Natural de Curitiba, com projeto em andamento. E o antigo estacionamento continua funcionando normalmente.
“A cidade está adaptada aos novos protocolos de segurança sanitária e investindo em vários setores. Esse novo estacionamento, é parte das ações que visam a retomada econômica e do turismo no pós-pandemia”, conta Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo.
Como vai funcionar
Operado pela Urbs, o espaço tem vagas de EstaR de duas horas e vai funcionar durante todo o período de abertura do Jardim Botânico, das 6h às 20h. A ativação, assim como nas vagas das ruas da cidade, será feita por aplicativo Estar Digital.
As obras incluíram o nivelamento do piso, novo pavimento, iluminação, cercas e renovação do calçamento do entorno próximo ao viaduto da BR-277.
Cuidados ainda necessários
O Jardim Botânico de Curitiba está aberto para visitação, mas a Prefeitura de Curitiba reforça que são necessários todos os cuidados de prevenção à disseminação do novo coronavírus. Além de um contador que permite à Guarda Municipal manter um número seguro de frequentadores dentro da unidade, há fiscalização em relação a aglomerações e o uso de máscara. Quem for praticar exercícios ou contemplar a natureza, deve, também, fazer uso frequente do álcool em gel para higienização das mãos.