O Costa Toscana, que celebra a excelência da região que leva o seu nome, é o terceiro navio do Grupo Costa movido à gás natural liquefeito (GNL), a mais avançada tecnologia da indústria marítima disponível para a redução de poluentes.
A cerimônia de flutuação ocorreu no dia 15 de janeiro ocorreu no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, onde ele foi construído. O Costa Toscana entrará em serviço em Dezembro de 2021 no Brasil.
O Costa Toscana, assim como seu navio gêmeo Costa Smeralda, é movido a gás natural liquefeito (GNL), a mais avançada tecnologia da indústria marítima atualmente disponível para a redução de poluentes, tanto no oceano como nas escalas de porto.
Durante a cerimônia de flutuação, o Costa Toscana oficialmente toca o mar pela primeira vez, banhando o casco que passa para a próxima fase de construção.
Mario Zanetti, CCO da Costa Cruzeiros e presidente do Grupo
Costa Ásia afirma que “apesar do cenário atual e desafiador, o Grupo confirma
seu investimento na expansão de frotas”. Ainda segundo ele, estão
confiantes na recuperação de indústria de cruzeiros e felizes com a chegada de
novos navios como o Costa Toscana, que incorpora os atributos desejados para o futuro.
O grupo Costa está focando em completar a transformação de sua frota e suas operações
em um modelo sustentável. “Somado à tecnologia de GNL, estamos
desenvolvendo outras soluções inovadoras como sistemas de shore power, para
geração de energia em porto, e o uso de baterias, enquanto continuamos
trabalhando para alcançar o objetivo de zero emissões com o passar do
tempo”, completa o executivo.
O Costa Toscana foi desenvolvido para ser uma “cidade
inteligente itinerante” onde os conceitos de soluções sustentáveis e
economia circular são aplicados para reduzir o impacto ambiental. Por meio do
uso do GNL, será possível eliminar virtualmente as emissões de dióxido de
enxofre (zero emissão) e partículas de materiais na atmosfera (redução de
95-100%), enquanto se reduz significativamente as emissões de óxido de
nitrogênio (redução direta de 85%) e gás carbônico (até 20% menor).
Dentro da embarcação, plantas dessalinizadoras irão processar a água do mar
diretamente para prover a demanda de fornecimento de água; o consumo de energia
será reduzido ao máximo por meio de um sistema inteligente de eficiência
energética. Além disso, 100% da coleta seletiva e reciclagem de materiais como
plástico, papel, vidro e alumínio serão realizadas a bordo como parte de uma
abordagem integrada que visa apoiar projetos de economia circular.
As instalações a bordo combinam perfeitamente entre si: do Spa solemio às áreas dedicadas ao entretenimento; dos bares temáticos – construídos em colaboração com grandes marcas italianas – aos 16 restaurantes e áreas de “experiências gastronômicas”, incluindo o restaurante dedicado a famílias com crianças e o restaurante LAB, onde o hóspede pode testar suas habilidades culinárias sob a supervisão dos chefes de cozinha do navio.
O “coração” do novo flagship será o “Colosseo”, espaço localizado ao centro do navio que contempla mais de três andares, dedicado aos melhores shows. Telas enormes, posicionadas nas paredes e na cúpula, oferecem a possibilidade de criar uma história diferente em qualquer parada e em cada momento da viagem.
A escadaria de de três andares voltada para a popa do navio também é imperdível: ideal para receber os hóspedes, jovens ou idosos; com uma varanda ao ar livre no deck superior, tem piso de cristal que permite sentir a emoção de “voar” sobre o mar.
Para relaxar e desfrutar do sol haverá quatro piscinas, uma delas interna e de água salgada e um novo clube de praia, que recriará o ambiente de um verdadeiro banho de mar.
Confortáveis e elegantes, as mais de 2.600 cabines a bordo refletem perfeitamente o estilo e o bom gosto italianos. As cabines com terraço oferecem uma bela varanda onde o hóspede pode tomar café da manhã, saborear um aperitivo ou simplesmente apreciar a vista.
O Costa Toscana fará sua estreia no Brasil na temporada 2021-22. O cruzeiro inaugural de Réveillon partirá de Santos em 26 de dezembro de 2021, com roteiro de uma semana que passará por Salvador e Ilhéus, retornando a Santos em 2 de janeiro de 2022. De 2 de janeiro a 10 de abril de 2022, o Costa Toscana oferecerá mais 15 cruzeiros com o mesmo roteiro, com embarque em Santos e Salvador. Os 15 cruzeiros incluem ainda as saídas de Carnaval e Páscoa, que será o último roteiro do navio antes de sua volta, na travessia Brasil-Itália, com saída de Santos em 17 de abril de 2022.