quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
InícioBRASILGastronomia em Bertioga: Muito além do famoso pastel gigante no Pastel do...

Gastronomia em Bertioga: Muito além do famoso pastel gigante no Pastel do Trevo

Muita variedade e qualidade são as marcas dos bares e restaurantes de Bertioga. Dos mais sofisticados aos mais rústicos, os estabelecimentos dedicam-se a atender os diferentes gostos e paladares.

Receitas de peixes, frutos do mar, condimentos e molhos tradicionais elevam as vantagens competitivas do destino, no contexto das localidades que compõem do Litoral Norte de São Paulo. Para beber, a caipirinha de Cambuci é imperdível, assim como as cervejas artesanais com tons e toques inusitados.

Seja na beira da praia ou da estrada, o visitante encontra tudo aquilo que o paladar deseja, dentro dos padrões e protocolos sanitários introduzidos no contexto da Covid-19, é bom lembrar. E o melhor:  a preços justos. A caminho da Riviera de São Lourenço, por exemplo, percorre-se o trecho mais gastronômico da Rio-Santos. Há mariscos frescos no Dalmo Bárbaro, e ostras em diversos restaurantes especializados. Um jantar romântico típico, para celebrar o amor, não falta na Riviera.

Dentre os pratos típicos oferecidos em bares, restaurantes e lanchonetes, destacam-se ostras gratinadas; casquinha de caranguejo; risoto de camarão; Azul Marinho; tainha com farofa de banana; amarão na moranga; espaguete com molho de Cambuci; e palitinhos salgados de pimenta rosa e de ora-pro-nóbis com gergelim. Essa á a variedade citada lá no primeiro parágrafo.

Mas, a culinária típica de Bertioga não se restringe petiscos, comidinhas e refeições. Inclui uma gama considerável de doces, geleias, mel de abelhas nativas e conservas artesanais. Ali se localiza um autêntico oásis dos prazeres gustativos, notadamente para os apreciadores da culinária caiçara.

Entre as opções, estão sorvete de Cambuci; conservas de açafrão da terra e de rizoma do lírio do brejo; geleias de maracujá com pimenta rosa, morango com Cambuci, flor do lírio do brejo, vinagreira roxa; e biscoitinhos amanteigados de flores comestíveis.

No campo das bebidas típicas, os apaixonados pelos prazeres do copo encontram motivos de sobra para se surpreenderem. Além da lendária Caipirinha de Cambuci, os produtores de cervejas artesanais desenvolvem seus produtos à base de frutos nativos da Mata Atlântica.

Entre os estilos e tipos diferentes, encontra-se a Oatmeal Stout com fruto do palmito Juçara; Cream Ale Sour de maracujá-do-mato, Saison de Jabuticaba, FruitBeer de Cambuci e de Maracujá, IPA do fruto do Palmito Juçara.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui